Desafios da logística de transporte

Quando o assunto é a logística de transporte para empresas, é preciso compreender que o assunto vai muito além da movimentação de cargas.

É por isso que constantemente os gestores encarregados de cuidar do transporte de matéria prima, transporte de frete para entregas e transporte de máquinas e equipamentos precisam buscar alternativas para desenvolver melhorias nesses processos, de forma que estejam preparados para lidar com:

 

Problemas na estrada

Obviamente ninguém consegue adivinhar o futuro, por isso, não dá para evitar prejuízos com roubos de carga com matérias primas ou com produtos finais, acidentes causados por outros ou encontrar vias em condições precárias.

A solução para prevenir esses transtornos é ter um bom planejamento e contar com seguros para ressarcir as perdas, profissionais experientes e responsáveis para conduzir os veículos e estudar as rotas para saber quais são as melhores alternativas de caminho.

Além disso, é preciso ter prudência em aspectos como respeitar o limite de carga, cumprir com as leis do trânsito, dar tempo para descanso dos motoristas em caso de viagens longas, providenciar todo suporte necessário para realizar as viagens e saber exatamente com quem você está lidando – vale analisar o histórico dos motoristas para constatar que é confiável.

 

Falta de monitoramento e controle

A mensuração de desempenho das operações com transportadores industriais ou qualquer serviço de transporte para empresas é essencial para conseguir melhorar o desempenho desses processos logísticos. Quando essa atividade apresenta falhas, certamente a empresa irá enfrentar barreiras/crises financeiras, operacionais e comerciais!

Para isso não acontecer, é preciso ter muita atenção com prazos de entrega, qualidade do serviço, gastos, nível de estoque e lucros – reconhecendo a relevância de todas essas áreas e criando planos de ação preventivos.

 

Força da concorrência

Independente do segmento ou do porte da empresa, todas as instituições têm contratempos com a concorrência. Seja por mercado saturado ou por competitividade com preços, é preciso ter estratégias para saber como contornar essas situações.

Para manter a empresa funcionando, será preciso investir na exposição e prospecção de clientes, não deixar cair o padrão de qualidade ou até intensificar a qualidade dos produtos/serviços e apresentar diferenciais que façam a sua empresa a melhor do setor.

 

Como fazer tudo isso?

É difícil imaginar que a logística de transporte está relacionada com todas essas questões. Mas, agora que você já sabe, pode perceber o quão é importante ter uma boa estrutura de transporte de matéria prima e de produtos contando com carreto ou frete para empresas.

Para concentrar toda atenção e esforço nas outras áreas de uma empresa, deixe que a Pequenos Fretes cuide do assunto de fretes e carretos.

Se está procurando por uma transportadora para pequenas empresas e transportadora para médias empresas, aproveite para fazer uma cotação de frete conosco.

Temos toda estrutura para te oferecer um serviço de alta qualidade – contando com caminhão de frete em perfeitas condições e especialistas responsáveis pelas operações.  Entre em contato conosco para conhecer melhor a transportadora ou para realizar um orçamento!