O que é um tacógrafo e como ajuda na logística de transporte?

A logística de transporte é muito importante para empresas, indústrias e até e-commerces de qualquer segmento! Pensando nisso, é interessante entender todas as ferramentas e métodos que podem facilitar o controle das frotas de cargas e fretes que estão na rua, como por exemplo os tacógrafos. 

Esse equipamento é útil para registrar principalmente o comportamento dos motoristas que prestaram serviço de transporte para empresas e as informações que passa podem ajudar, por exemplo:

  • Melhorar os resultados relacionados com o transporte de equipamentos, de produtos ou de matéria prima;
  • Evitar acidentes e multas – já que mede velocidade até em situações de chuva, em curvas e alerta sobre o uso do cinto de segurança por parte do profissional; 
  • Colaborar para diminuir os índices de manutenção corretiva do veículo.

Por isso, esse equipamento que mede a velocidade do veículo e a distância percorrida, representa uma oportunidade de acompanhar as atividades no veículo – o que consequentemente proporciona mais segurança, produtividade e qualidade de serviço tanto para transportadoras quanto para instituições que contratam serviços de transporte para empresas.

É obrigatório usar tacógrafos em carretos e fretes?

O tacógrafo é um mecanismo obrigatório em alguns tipos de veículos, sendo esses os que são usados com finalidade escolar, que podem transportar mais de 10 passageiros ou que seja usado como transporte de carga (tendo peso bruto total maior que 4.536 kg) – de acordo com registros do Art.105 no Código Brasileiro do Trânsito. 

Portanto, entendemos que o uso do tacógrafo é obrigatório para fretes e carretos de qualquer transportadora para empresas e ausência desse equipamento pode implicar em multas e sanções. 

A parte boa disso é que não é um mecanismo difícil de se usar e também pode ser facilmente encontrado. Além disso, ainda proporcionar outras vantagens como diminuir gastos com combustíveis e permitir o acompanhamento de tempo de entrega – sendo que ambos influenciam no valor de frete ou carreto e o último é interessante para satisfazer o contratante e consequentemente a tendência é que o mesmo solicite serviços da transportadora de frete ou carreto.

Por que e como escolher uma transportadora?

Quando você precisa de serviços como carretos e mudanças ou frete para empresas, contratar uma transportadora especialista no mercado e com experiência pode ser uma solução extremamente eficiente. 

Isso porque essas empresas são totalmente estruturadas para realizar serviços assim e tem todos os recursos de otimização logística, como frotas de veículos com tacógrafos! 

Obviamente, todos os veículos dessas empresas são adequados e conduzidos por motoristas treinados para oferecer tais soluções. Precisa de uma recomendação? Conte com a Pequenos Fretes! 

A Pequenos Fretes é uma transportadora que atua como empresa de frete e como empresa de carreto tendo tudo que é necessário para proporcionar a melhor experiência com o serviço.

Se quiser conhecer melhor a empresa e nossos serviços, acesse nosso site. Caso, queira fazer um orçamento, você pode entrar em contato conosco a qualquer momento! Estamos a disposição para atendê-lo.