Qual a importância da logística de transportes?

O serviço de transporte para empresas faz parte do que chamamos de logística de uma empresa. Uma vez que as funções logísticas incluem transporte de máquinas e equipamentos ou matérias primas – como fretes e carretos –  entendemos que é uma área de extrema importância para qualquer segmento e deve ser desempenhada com qualidade.

Se as empresas não atribuírem devido valor ao transporte logística empresarial, correm sérios riscos de falta de produtividade, atraso nas entregas de produtos e recebimento de matéria prima, prejuízos por falta investimento em veículos adequados para cargas e fretes ou não atender nenhuma demanda.

Essas são só algumas consequências causadas por falta de transporte para empresas, por isso podemos dizer que a melhor maneira de não sofrer nada disso e ainda controlar os custos gastando pouco, é contando com uma empresa de transporte terceirizada.

Como encontrar uma empresa desse segmento?

Existem diversas empresas que oferecem soluções para movimentação de mercadorias, atendendo diferentes tipos de frete. A questão é conseguir encontrar uma que de fato vai entregar a carga no local e no horário estabelecido com segurança, sem causar qualquer dano ou ultrapassar o prazo requisitado.

Já que você irá procurar uma empresa especialista, a ideia não é ter nenhuma dessas preocupações, por isso você deve pesquisar muito sobre o mercado e pedir recomendações de pessoas que conheçam tudo sobre esse tipo de serviço por desfrutarem dessa facilidade.

Sendo assim, procure por empresas com as seguintes características: 

  • Experiente no mercado;
  • Conte com uma equipe de especialistas;
  • Tenha acesso a uma frota de veículos adequados para os serviços das cargas que você precisa realizar;
  • Ofereça soluções por um preço justo e de acordo com o mercado; 
  • Priorize a qualidade do atendimento e dos serviços;
  • Tenha disponibilidade para realizar o serviço no prazo que você precisa;
  • Te mantenha informado sobre todos os detalhes das viagens com sua carga;
  • Atuem com agilidade, segurança e invistam em melhorias.

Desvantagens de não terceirizar o transporte de cargas

Quando você pensa que é melhor ter seus próprios veículos para não correr o risco de ficar sem transportar cargas por falta de disponibilidade de veículos em uma empresa terceirizada, saiba que vai acabar impactando sua margem de lucro – uma vez que terá mais gastos e pode não conseguir equilibrar as despesas com o que conseguiu receber no mês.

Tendo uma frota de transportes você deverá começar a se preocupar com a manutenção e revisões dos veículos, com os pedágios das viagens, combustível de qualidade, documentação em dia, pagamento de funcionários que possam realizar as viagens, entre outras questões.

Por isso, avalie todos os prós e contras, além de colocar no papel tudo que você vai ganhar e gastar para saber como investir em logística de transportes: optando por serviços terceirizados ou tendo a própria estrutura.