Saiba a diferença entre transportadora e agenciadores de cargas

Você sabia que o transporte de carga é uma das principais atividades logísticas? Segundo os dados apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) somente no ano de 2017 o setor de transportes cresceu 2,3% em comparação com o ano anterior. Continue lendo nosso blog e saiba a importância e diferença de uma transportadora para empresas e um agenciador de cargas!

Entenda como funciona uma transportadora

Ainda é muito comum encontrarmos dúvidas como uma transportadora, ou uma empresa de pequenos fretes funcionam. Para simplificar os processos do segmento desta empresa, podemos caracterizar seus serviços como, transporte de mercadorias.

Entretanto, cada empresa tem sua particularidade, como por exemplo rastreamento de cargas, cálculo de frete de acordo com a região e especificações do tipo de mercadoria, como para fretes e mudanças pequenas, ou grandes e também sobre seu maior diferencial que é trabalhar na maioria das vezes com veículos próprios.

As empresas de transportes de cargas também possuem responsabilidades pelas cargas e emissões de documentos, como o “Conhecimento de Transporte” que é um documento obrigatório para realizar o transporte de carga conforme a lei estabelecida.

Vantagens da transportadora

  • Gerenciamento de riscos — É realizado um estudo para minimizar as chances de extravios, perdas e roubos no transporte de encomendas.
  • Equipamentos especializados — Além dos equipamentos especializados, a manutenção dos veículos são realizadas periodicamente — garantindo o funcionamento e prevenindo atrasos nas cargas e fretes.
  • Monitoramento de cargas — O veículo é acompanhado por profissionais durante todo o trajeto para deixar o cliente sempre informado sobre o andamento da mercadoria.

Entenda como funciona um agenciador de frete

Basicamente o agenciador de frete é um profissional que intermedia o contato entre o profissional de caminhão de mudança e o frete disponível. Sendo assim, o agenciador possui contatos e informações de onde profissionais na maioria das vezes particulares conseguem oportunidades de transporte de carga.

Através de comissões, os agenciadores buscam parceiros para que possam indicar profissionais a realizarem a entrega das mercadorias — não compensa sair para realizar apenas uma entrega, ou seja, quanto mais mercadorias a serem entregues em um mesmo dia e preferivelmente na mesma rota, menos gastos com ida e voltas o motorista irá encontrar.

Vantagens do agenciador de frete

  • Prazos — Esses profissionais possuem contatos com carretos e mudanças em diferentes locais, fator que possibilita a entrega agilizada da mercadoria.
  • Economia — O motorista realizando entregas na mesma rota e sem espaços vazios na caçamba garante únicas viagens e economia na entrega e percurso (com o auxílio do agenciador). 
  • Atendimento — Atendem qualquer mercadoria, independente do porte ou quantidade.

Afinal, qual a diferença?

A diferença está basicamente que um agenciador de fretes é como um consultor que possui um grande conhecimento em mercadorias e contatos para atender o maior público possível, e uma transportadora possui frota própria e atendimento seguro e personalizado para os clientes.

Pequenos fretes

Conte com a Pequenos Fretes para carretos, fretes e pequenas mudanças com máxima agilidade e segurança no trajeto e principalmente integridade da mercadoria. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!