Saiba tudo sobre a documentação necessária para transporte de cargas!

O transporte para empresas é um serviço indispensável hoje em dia, tanto para cargas e fretes de matérias primas para indústrias, quanto para entregas de produtos finais à lojas ou ao próprio cliente final – como é o caso do segmento e-commerce. 

Sabendo disso, é interessante conhecer quais são os documentos exigidos à essas empresas que atuam com transporte logística empresarial, porque pode te ajudar a verificar o nível de confiabilidade de uma transportadora quando estiver procurando por serviços de frete e/ou carreto.

 

Documentos indispensáveis

De acordo com a regulamentação imposta ao segmento, todo veículo que transporta matéria prima ou qualquer outro tipo de carga deve ter:

  • Documento do veículo – comprovando o pagamento do IPVA, o licenciamento anual e o seguro obrigatório;
  • RNTRC – comprova a regularidade da inscrição da transportadora ou, se for o caso, do motorista autônomo (isso é feito na ANTT);
  • DANFE – é o documento auxiliar de nota fiscal eletrônica; 
  • DACTE – a sigla se refere ao documento auxiliar de conhecimento de transporte eletrônico, que é para casos de mercadorias eletrônicas em transporte. Pode ser feito no portal da SEFAZ
  • RCTR-C –  A sigla significa responsabilidade civil por danos a terceiros. É basicamente um seguro contratado pelo transportador e serve para cobrir indenizações em que a transportadora seria obrigada a pagar (como em casos de acidentes que envolvem o veículo de transporte);
  • DAMDFE – é o documento auxiliar do manifesto eletrônico de documentos fiscais. Este serve como base de busca de informações sobre o veículo;
  • CIOT – esse documento se aplica a casos em que a transportadora contrata um transportador autônomo ou outras empresas que possuem até 3 veículos. A sigla significa Código Identificador da Operação de Transporte. 

Por que contratar transportadoras empresariais terceirizadas?

Existem diversas vantagens em procurar por transportadores industriais, ou empresas de transporte de matéria prima e transporte de máquinas e equipamentos. Como por exemplo os documentos! Todas as questões burocráticas são resolvidas pela empresa. 

Além disso, você não precisa se preocupar em investir nos transportes adequados e nem com a manutenção desses veículos. Por isso, o custo benefício de contratar empresas é muito alto.

 

Qual empresa oferece serviços de transporte empresarial?

A Pequenos Fretes é uma transportadora de cargas industriais e empresariais, que pode te atender com eficiência e qualidade!

Temos toda estrutura exigida pelo mercado e seguimos a risca todas as questões legais para que você não corra nenhum risco.
Entre em contato conosco para saber mais sobre os serviços disponibilizados, esclarecer dúvidas ou conhecer melhor a empresa! Estamos a disposição para atendê-lo.