Saiba tudo sobre gestão de fretes

É certo que a gestão de fretes é um setor relevante para empresas de todos os segmentos, especialmente os industriais! Por isso, é interessante saber mais sobre o assunto e procurar entender como funciona o serviço de transporte para empresas

Esse tema acaba envolvendo todos campos e setores da cadeia de produção, o que justifica a necessidade de ações estratégicas de transporte para empresas para conseguir alcançar maior nível de produtividade, diminuir gastos, aumentar a margem de lucro, não atrapalhar os prazos estipulados em um cronograma e nem prejudicar o cliente – seja em atrasos de entregas ou falta de produtos em estoque!

Sendo assim, a equipe de gestão de frete fica responsável por analisar e cuidar de assuntos como:

  • Calcular os custos com a entrega de produtos que servem como matéria prima e os custos em enviar os produtos finais aos clientes;
  • Criar e estruturar fluxos de mercadorias; 
  • Pensar em maneiras de reduzir custos com as viagens;
  • Reduzir tempo de prazo de entrega; 
  • Estudar todas as formas de proporcionar segurança aos profissionais responsáveis pelas viagens de fretes; 
  • Montar um cronograma com datas previamente agendadas para a manutenção dos veículos; 
  • Procurar rotas mais eficientes e seguras – descartando as possibilidades com risco de acidentes e furtos, além de vias com muitos buracos, semáforos ou radar;
  • Entre outros.

Conheça as melhores técnicas para evitar ou lidar com imprevistos com fretes!

O primeiro passo depois de estruturar uma boa equipe de gestão de fretes é aprimorar a comunicação interna da empresa, uma vez que é extremamente importante que todos os setores estejam sempre alinhados e preparados para lidar com qualquer problema.

Outro hábito que deve ser implantado é procurar registrar todas as ocorrências problemas que já aconteceram – sem esquecer de mencionar como foram resolvidos e fazer análises em conjunto sobre quesitos a melhorar -, porque isso evita que aconteçam novamente.

Assim como é importante compreender o que causou problemas já resolvidos, é preciso olhar com mais empenho para os problemas que ainda ocorrem – principalmente se estiverem se repetindo com frequência – até que encontrem até mais de uma solução para cada problema quando for possível. 

Também é necessário avaliar o nível de eficiência de cada setor, principalmente o de logística de transporte de equipamentos, para saber o que pode estar impactando ou não as áreas que apresentam problema. 

Não se esqueçam de sempre manter os clientes bem informados sobre tudo que acontece com o produto que estão esperando receber.  

Por fim, conte com empresas que podem te ajudar a evitar ao máximo os problemas com cargas e fretes. Nesse caso estamos falando de uma transportadora para empresas, a qual pode realizar fretes, carretos e mudanças com fins comerciais e contribuir significativamente com as melhorias proporcionadas pela gestão de fretes. 

Nossa recomendação para que procure uma empresa de frete e/ou carreto se justifica com o fato de que essas empresas têm experiência com o serviço e sabem lidar com potenciais problemas que surgem, inclusive, a maioria já tem uma equipe para estudar e desenvolver soluções que evitam a os incidentes. 

Dessa forma é possível facilitar as tarefas de todos os setores da empresa, que ficam livres para concentrar todos os esforços em outras áreas.

Como a Pequenos Fretes pode ajudar?

Nós da Pequenos Fretes podemos te ajudar, porque somos especialistas no assunto e podemos oferecer fretes e carretos para empresas de qualquer segmento.

Por toda experiência que temos no mercado, pudemos desenvolver toda estrutura como empresa de carreto e frete para empresas necessária para tirar a preocupação de nossos clientes e prestar serviços com responsabilidade. 

Quer saber mais sobre a Pequenos Fretes? Deseja realizar um orçamento para saber o valor de frete ou carreto? Fique a vontade para entrar em contato conosco!